HERÓI - Quem consegue viajar sem levar seu dispositivo portátil que lance o primeiro post?
- Anúncios -
Accor Hotels
Compartilhe:

O uso desenfreado da internet criou um nova nova patologia: a dependência digital. É fácil reconhecer suas vítimas. Sao pessoas que podem até estar fisicamente presentes, mas vivem emocionalmente distantes. Gastam mais tempo em relações virtuais com amigos, seguidores e estranhos do que com quem está ao lado. Este comportamento disfuncional, principalmente nas férias e feriados, faz imensos estragos nos relacionamentos.

O viciado digital sofre crises de abstinência quando coloca o pé na estrada sem wi-fi

Estima-se que cada pessoa gaste 30% do seu tempo online em redes sociais. Parece que não é nada, mas na média são 2 horas por dia. E o pior é que o número cresce para 3 horas entre jovens de 15 a 19 anos.

Estragos no turismo

Nenhuma atividade é mais afetada por esta intoxicação digital que viagens e turismo. Além de conviver com falsos influenciadores, há um novo problema no ar. O que antes parecia uma promissora evolução da tecnologia para aperfeiçoar os meios de transporte e facilitar as comunicações nos trajetos hoje começa a se transformar em pesadelo. Muito mais ocupados em interagir nas redes sociais, passageiros parecem menos interessados em curtir paisagens, ouvir explicações dos guias, ou se socializar. É como se houvesse uma regra não escrita de que uma experiência só se torna verdadeira se for registrada e compartilhada na mesma hora.

Esta cena urbana que seria considerada esquizofrênica no passado virou padrão atual

A dependência digital – que especialistas já comparam ao álcool, drogas ou superalimentação – afeta não apenas comportamentos individuais, mas coletivos. Há efeitos colaterais, desde perda de sono, ansiedade, depressão, irritação, até prejuízos no trabalho e estudos. Por conta disso, surgem organizações especializadas em livrar os viciados desta nova patologia Uma delas é o Centro de Dependência da Internet, nos Estados Unidos, que desenvolveu um teste que mede o nivel de intoxicacao digital. Faça abaixo a sua avaliação.

Tem gente que não consegue tomar café da manhã sem uma dose generosa de sucrilhos Facebook
O teste
PayPal

Numa escala de 1 a 5, selecione a resposta que melhor representa o seu comportamento.

0 = Não aplicável
1 = Raramente
2 = Ocasionalmente

3 = Com alguma frequência
4 = Com maior frequência
5 = Sempre

Com que frequência você observa que…

  1. ___  …  permanece online mais do que gostaria?
  2. ___  …  negligencia atividades caseiras para ficar mais tempo online?
  3. ___  …  prefere a excitação da Internet à intimidade com o parceiro?
  4. ___  …  cria novos relacionamentos com outros usuários online?
  5. ___ … pessoas em volta reclamam do seu tempo gasto online?
  6. ___  …  notas e trabalhos escolares são afetados pelo tempo online?
  7. ___ … checa seu e-mail antes de outra coisa que precisa fazer?
  8. ___ …  o desempenho no trabalho sofre por causa da Internet?
  9. ___ …  fica defensivo ou mudo se alguém pergunta o que faz online?
  10. ___ …  troca pensamentos ruins por ideias agradáveis da Internet?
  11. ___ …  antecipa o prazer de estar novamente online?
  12. ___ …  receia que a vida sem Internet se torne chata, vazia e triste?
  13. ___ …  reage mal, grita, ou se irrita se incomodado quando online?
  14. ___ …  perde horas de sono por ficar “logado” até altas horas?
  15. ___ …  se preocupa quando fica off-line, ou imagina estar online?
  16. ___ … se pega dizendo “mais alguns minutos” quando está online?
  17. ___ …. tenta reduzir o tempo gasto online e não consegue?
  18. ___ …  procura esconder o tempo excessivo que esteve online?
  19. ___ … resolve gastar mais tempo online do que sair com os outros?
  20. ___   sente depressão, tristeza ou os nervos à flor da pele quando off-line, mas a sensação desaparece assim que volta a ficar online?
Resultados

Depois de responder às questões, some os números obtidos para cada pergunta. Quanto maior o resultado, maior o nível de dependência e problemas associados ao uso excessivo da Internet, conforme abaixo:

NENHUM:  0 – 30 pontos

LEVE:  31- 49 pontos: Você está na média dos usuários online. Pode até ficar mais tempo por vezes, mas mantém controle sobre a utilização.

MODERADO:  50 -79 points: Você enfrenta problemas ocasionais ou frequentes devido à Internet. É bom avaliar o impacto total sobre sua vida.

SEVERO 80 – 100 points: O uso da Internet está causando problemas significativos em sua vida. Avalie o impacto e como reduzir a dependência.

Hoje até os recém-nascidos já nascem com capacitação digital.
Compartilhe:
- Anúncios -
Artigo anteriorHotéis disfuncionais
Próximo artigoPor que as cidades fogem das Olimpíadas?
Para quem não me conhece, sou Fabio Steinberg, carioca, administrador e jornalista.Trabalhei na área de comunicação de grandes multinacionais, e depois por conta própria como consultor.Um dia achei que estava na hora de me concentrar em escrever. Entre matérias jornalísticas e colunas, já falei sobre viagens e negócios, carreiras e comportamento, fiz resenha de livros e sempre que posso sobre tecnologia e como ela afeta o comportamento das pessoas. Ah, sim, também publiquei três livros e tenho um site com os meus principais textos.Até que resolvi juntar as pontas, da experiência profissional à paixão por temas tão fascinantes e diversificados, em um único caldeirão. Foi assim que nasceu este lugar. Através do jornalismo e experiencia pessoal, minha meta é compartilhar aqui idéias e informações.Espero que goste e volte sempre.Dividir este espaço com você e todos que aparecerem por aqui será não só gratificante, mas uma honra!Um abraço,Fabio Steinberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here