RARIDADE - A Ancoradouro consegue que colaboradores, clientes e patrocinadores vistam a camisa e cantem o seu hino.
- Anúncios -
Accor Hotels
CVC
Compartilhe:

Como estrela solitária em céu negro, a Consolidadora Ancoradouro se destaca pelo brilho intenso no universo do turismo brasileiro. Desconhecida do consumidor final, é uma das maiores do mercado. Comercializa com duas mil agências de viagens desde voos, cruzeiros, hotéis, locação de veículos, seguros de viagem até outras atividades associadas ao turismo.

Encontro anual

É ponto fora da curva. Impossível participar de um de seus encontros anuais sem se deixar contagiar pela emoção. Em 2018 a situação se repetiu no Hotel Bourbon, em Atibaia. Não foi mais um destes eventos anuais que se repetem burocraticamente em companhias com nomes diferentes, mas formatos e conteúdos idênticos e sempre chatos.

Nem parecia evento de trabalho. Nos três dias, predominou um ambiente de camaradagem e alegria. Apesar de muito produtivo e a intensa troca de informações profissionais, tudo ocorreu de forma leve e divertida.

DIVERSIDADE – O segredo da Ancoradouro é respeito à diversidade: todos aprendem com o fundador a viver e deixar viver.

A harmonia e energia positiva contagiaram os 700 participantes, sem se notar distinção entre diretores, colaboradores, provedores, patrocinadores, prestadores de serviços ou convidados. No final todos se juntaram em condições de igualdade para uma foto oficial, enquanto cantavam o hino da empresa. Quantas organizações têm história como essa para contar?

Família feliz
PayPal

A Ancoradouro virou uma imensa família, realização do sonho iniciado há 30 anos por Juarez Cintra, arquiteto-mor da façanha. Como verdadeiro líder, não utiliza a posição ou carisma para os funcionários cumprirem ordens. Ao contrário, soube se despojar da vaidade e poder para compartilhar ideais.

DIFERENCIAL – Na Ancoradouro ninguém segue o rumo por imposição, mas por se identificar com valores.

Em contrapartida, cada colaborador incorporou e passou a replicar o modelo. Novos e velhos colegas vestem a mesma camisa. Eis aí o segredo do sucesso: há 30 anos todos que trabalham na Ancoradouro respiram um clima de harmonia criativa. Amam o que fazem, e por isto fazem bem feito.

Atração de talentos

Como poderoso magneto humano, Juarez atrai para a empresa grandes talentos. Dois recentes exemplos são Cassio Salles Oliveira e Luiz Ambar, disputados executivos do turismo.

Junto com os novos, convivem veteranos como Orlando Domingues, 44 anos da extinta Varig e 19 de Ancoradouro. Para ele a idade não foi empecilho. Sempre disposto a aprender, há brilho nos olhos à simples menção do nome da empresa.

IDENTIDADE DOS CINTRA  – É quase impossivel determinar onde termina a gestão do pai e começa a do filho.
Sucessor à altura

Se todos demonstram ter encontrado na Ancoradouro o porto seguro para exercer suas qualificações profissionais, o lance mais ousado do fundador veio de casa. Ele teve a competência – e sorte – de achar no filho Juarez Cintra Neto, o Ju, o seu sucessor natural. Mais que sangue e coleguismo, há entre os dois uma forte relação de amizade. Eles se curtem dentro e fora do trabalho. Até compartilham uma coleção de 18 carros antigos.

Para Ju, tudo começou muito cedo. Aos 16 anos, quando a empresa só existia há cinco, iniciou a carreira que já atinge 25 anos. De office boy a Presidente, comeu o pão que o diabo amassou, moldado pelas mãos implacáveis do pai. “Fui o pior patrão que ele poderia ter na vida, mas precisava ser aceito pelo valor, e não por ser herdeiro”, confessa, num misto de orgulho e arrependimento. “Nem sei qual seria a minha atividade profissional sem a Ancoradouro”, revela, desprovido de mágoas, o filho realizado.

A seu favor, Ju nunca negou fogo. Desde criança, muito organizado, encarou os desafios com determinação. A grande demonstração veio em 1995, quando decidiu trazer a Delta Airlines para o portfólio da empresa. Ninguém acreditava. Até que, meses depois, comemorou a suada conquista. “Foi lá que ele provou ter a pegada para o negócio”, diz o fundador.

GRANDE CONQUISTA – Ju Cintra brigou com muita garra até conseguir incluir a Delta Airlines no portfolio da Ancoradouro

Uma coisa é viver das glórias do passado; outra é enfrentar os desafios atuais. “O cenário mudou, pois antes as empresas viviam em ambiente mais romântico e com menos concorrência”, Ju avalia. Para ele, a receita passa por fatores como se beneficiar da evolução tecnológica para ganhar eficiência. Mas, ressalta, isto sem abrir mãos dos valores da empresa: ética, profissionalismo e trabalho. “E jamais esquecer de quem nos ajudou a chegar lá”, completa o pai.

FESTA DA FESTA – em clima descontraído os participantes voltaram para casa satisfeitos e mais sabidos.
Compartilhe:
- Anúncios -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here